Como explicamos nos cálculos de autonomia de uma bicicleta eléctrica, uma bateria de 36V x 10Ah, ou seja 370Wh permite-nos percorrer cerca de 72Km, ou seja, para percorrermos 100Km iremos necessitar de 370Wh / 0,72 = 514Wh.
Considerando que o preço do kWh fornecido pela rede eléctrica ronda os 0,12 euros, o custo energético dos 100 Km seria de: 0,514KWh x 0,12€ = 0,06€. Um custo de 6 cêntimos de energia eléctrica por cada 100 Km percorridos.
No entanto, para efectuar um cálculo realista devemos levar em conta o desgaste da bateria. Uma bateria de iões de lítio admite cerca de 1.000 cargas e descargas. Se considerarmos o custo da bateria, cerca de 400 euros, então o custo por cada 100Km será de: 400€ / 1000 (cargas) x 0,7 (Km por carga/100) = 0,57€. Um custo de bateria de 57 cêntimos por cada 100 Km percorridos.
Desta forma obtemos um custo total de 0,61€ por cada 100 Km percorridos. Bem menos de um cêntimo por quilómetro.
Supondo que substitui o seu carro 5 dias por semana e 9 meses por ano, para fazer 25 Km/dia entre casa e emprego ou em voltas locais, então deixaria de utilizar o carro em:
25 (Km) x 5 (dias) x 9 (meses) x 4,333 (semanas/mês) = 4875 Km/ano.
Assumindo um carro a gastar 7 litros/100Km, 1,6 euros/litro de gasolina, 250 euros de manutenção por cada 15.000Km e 1 euro de estacionamento por dia.
A poupança pela não utilização do automóvel seria de:
Custos da utilização do automóvel:
Gasolina: 546 €
Manutenção: 81 €
Estacionamento: 195 €
Total: 822 €
A utilização da bicicleta eléctrica teria um custo de:
Energia eléctrica: 3 €
Bateria: 28 €
Total: 31 €
Poupança anual: 791 €